A hipopigmentação e hiperpigmentação são riscos associados a remoção de tatuagem, podendo causar manchas de diferentes tons na região em que a tatuagem foi removida. A boa notícia para quem pretende remover uma tatuagem, é que essa condição pode ser evitados.
Alguns cuidados diários com a pele resultam em minimização do risco de hipopigmentação e hiperpigmentação. Visando que a pele seja mantida com aspecto saudável e cor única. Afinal, após remover a tatuagem é desejado que a pele volte a ser como era antes de ser tatuada.
Neste post, você vai entender de uma vez por todos o que é essa condição de pele, quais são os fatores que fazem com que isso aconteça após a remoção a laser e como evitar que isso ocorra no seu tratamento. Continue a leitura!
Entenda o que é hipopigmentação e hiperpigmentação
A hipopigmentação é a perda da cor natural da pele, causando manchas que são mais claras que o restante da pele, justamente na região em que a tatuagem está sendo removida.
Já a hiperpigmentação é o escurecimento da pele, processo que acontece normalmente quando se toma sol em excesso ativando a produção da melanina.
A hiperpigmentação também pode ser desencadeada pela remoção de tatuagem. Portanto, é preciso que durante o processo de remoção de uma tatuagem, alguns cuidados sejam tomados.
Justamente com o objetivo de evitar que a pele sofra danos, causando manchas mais claras ou mais escuras que o tom de pele natural.
O objetivo é que a pele esteja íntegra e saudável, após concluir o processo de remoção da tatuagem por completo.
Quais são os fatores de risco da hipopigmentação e hiperpigmentação durante a remoção de tatuagem?
Alguns fatores aumentam ou diminuem o risco de que apele sofra hipopigmentação ou hiperpigmentação durante o processo de remoção da tatuagem.
É necessário que o cliente esteja bem orientado em relação aos cuidados necessários com a pele, durante todo o processo de remoção a laser.
Por exemplo, adotando o uso de protetor solar na região em que a tatuagem se encontra. Tendo em vista que, os raios solares estão intimamente relacionados ao processo de alteração da cor natural da pele.
O ideal é que a pessoa não se exponha ao sol durante todo o período de sessões de remoção da tatuagem a laser, mesmo quando a pele está visivelmente cicatrizada.
Caso não exista a possibilidade de evitar o sol por completo, é interessante redobrar os cuidados, usando roupa com proteção solar e protetor solar na região.
Justamente para que a pele tenha proteção necessária para evitar que os raios solares ocasionem manchas na região em que a remoção está sendo feita.
Além disso, é útil destacar que as tatuagens maiores são aquelas que apresentam mais risco de hipopigmentação ou hiperpigmentação.
Portanto, quem pretende remover uma tatuagem muito grande deve redobrar os cuidados em relação a pele.
Mantenha cuidados gerais com a sua pele
Durante todo o processo de remoção da tatuagem, é importante manter cuidados com a sua pele, visando mantê-la íntegra e saudável.
É útil aplicar hidratante diariamente na região em que pretende remover a tatuagem. Justamente para que seja possível tratar a pele em todas as suas camadas.
Consumir no mínimo 2 litros de água diariamente também é indispensável para que sua pele tenha um aspecto saudável e esteja bem hidratada.
Aplicar protetor solar mesmo nos dias em que vai ficar em casa é importante durante todo o processo de remoção da tatuagem.
Uma vez que, as luzes artificiais usadas em casa também ocasionam danos à pele, podendo causar manchas no longo prazo.
Por isso, é útil adotar como parte de seus hábitos a aplicação de protetor solar diariamente. Especialmente na região em que a tatuagem está sendo removida.
» Veja aqui um texto completo sobre o processo de cura após a remoção de tatuagem a laser.
Existe tratamento para manchas de hipopigmentação e hiperpigmentação?
Caso a hipopigmentação e hiperpigmentação já tenha se apresentado durante o processo de remoção de tatuagem, é importante procurar um dermatologista.
O profissional poderá recomendar uma série de cuidados visando minimizar as manchas. Alguns estímulos como um peeling e uso de ácidos pode ajudar a reverter o problema.
De modo que, as alterações na cor da pele não sejam tão visíveis e incomodas para quem está removendo uma tatuagem a laser.
Mesmo quem já percebeu uma mancha, deve continuar tratando a pele com proteção e hidratação. Uma vez que, é preciso manter a pele mais saudável possível para que seja possível evitar novas manchas ocasionadas pela remoção de tatuagem.
Afinal, o processo de uso do laser para remover uma tatuagem atinge as camadas mais profundas da pele.
E isso pode estimular a melanina, bem como, causar danos à pele que precisam ser evitados. Quanto mais saudável for sua pele, menores são os riscos de danos.
Assim como, é preciso que o profissional escolhido para a remoção da tatuagem seja realmente capacitado. Uma vez que, é preciso adequar a potencia do laser para a remoção da tatuagem de forma completa e saudável.
Evitando que a pele sofra danos severos que até mesmo impeçam a continuidade da remoção de tatuagem, como quando ocorre uma infecção na pele.
A boa cicatrização após a sessão de remoção é fundamental para uma pele saudável e bonita durante todo o processo.
Efeito de sombra após a remoção da tatuagem
É importante destacar que, a hipopigmentação ou hiperpigmentação não são a mesma coisa que o efeito fantasma deixado por uma tatuagem removida.
É muito comum que após o processo de remoção de uma tatuagem, ocorra o que é conhecido como efeito fantasma.
Nesses casos, a tatuagem é integralmente removida, mas ao olhar atentamente na região em que ela estava, é possível perceber um sombreamento.
O sombreamento é natural e não requer um tratamento específico. Ao manter a pele saudável nessa região, a própria regeneração da pele irá fazer com que esse efeito suma.
A hiperpigmentação e hipopigmentação são alterações visíveis na cor da pele na região em que a tatuagem está sendo removida.
Diferentemente daquilo que ocorre no efeito fantasma, que costuma ser eliminado pela própria pele com o passar de alguns meses.
Esse efeito é natural e até mesmo esperado no processo de remoção dos pigmentos da tatuagem que foram aplicados na pele. Já a hiperpigmentação e hipopigmentação são colaterais que devem ser evitados.