Sabia que remoção de tatuagem pode causar efeitos colaterais bastante indesejados? A maioria das pessoas começa o processo de remoção a laser sem sequer imaginar ou pensar sobre os riscos e efeitos colaterais da remoção de tatuagem!
Entretanto, existem riscos associados a remoção de tatuagem que precisam ser avaliados. Os efeitos colaterais da remoção a laser precisam ser conhecidos para que você possa identificar se realmente deseja remover sua tatuagem.
Afinal, somente quem pode pesar os prós e os contras em seu caso, é você mesmo! Justamente para evitar criar uma expectativa que o procedimento não será capaz de atingir. Continue a leitura desse conteúdo e saiba tudo sobre os possíveis efeitos colaterais da remoção a laser.
Quais são os efeitos colaterais da remoção de tatuagem?
Os efeitos colaterais da remoção de tatuagem são diferentes dos riscos desse mesmo procedimento.
É importantíssimo que cada cliente que deseja fazer a remoção de tatuagem a laser, entenda os riscos e efeitos colaterais. Sabendo diferenciá-los para identificar se vale a pena aderir ao procedimento. Entre os efeitos colaterais mais comuns, temos:
- Formação de bolhas na região;
- Vermelhidão;
- Hipersensibilidade após a sessão.
Esses são os efeitos colaterais mais comuns, que geralmente podem ser tratados com pomadas anestésicas e cicatrizantes. Geralmente, esse tipo de pomada é indicado pelo próprio profissional após a sessão. Visando minimizar o desconforto.
É importante lembrar que, cada pessoa apresenta um grau de sensibilidade e também, apresentará efeitos colaterais ou não de acordo com a condição prévia de sua pele.
Ter uma pele saudável e bem cuidada é um fator que contribui para reduzir os efeitos colaterais e minimizar o desconforto trazido por eles.
Quais são os riscos da remoção de tatuagem?
A remoção de tatuagem, desencadeia alguns riscos que são diferentes de efeitos colaterais. Os riscos existem e podem ou não se apresentar, dependendo de como a remoção de tatuagem é conduzida.
Ter um bom profissional e seguir os cuidados orientados por esse profissional, são aspectos que reduzem os riscos drasticamente, os riscos envolvem:
- Hipopigmentação da pele;
- Hiperpigmentação da pele no local da tatuagem;
- Queimaduras;
- Infecção da pele.
Esses riscos podem simplesmente não se apresentar como resultado do processo de remoção da tatuagem. Desde que, todos os cuidados necessários sejam tomados durante cada sessão e durante a cicatrização.
Desde a escolha do laser usado na pele até os cuidados diários adotados com essa pele alteram o resultado do processo de remoção.
Portanto, é sempre importante que o cliente esteja bem orientado em relação aos riscos e efeitos colaterais da remoção de tatuagem a laser. De modo que, saiba como agir em todas as situações para manter a pele íntegra e saudável.
Sempre oriente seus clientes em relação a remoção de tatuagem
É importante que todo profissional preste a melhor orientação possível para cada um de seus clientes. Com o objetivo de evitar riscos e efeitos colaterais normais do processo de remoção da tatuagem.
Tendo em vista que, algumas condutas podem minimizar danos à pele e garantir uma remoção com pele mais bonita e íntegra como resultado.
O que a pessoa precisa saber antes de iniciar a remoção de tatuagem?
Algumas informações devem ser passadas com clareza, entre elas:
- Não existe garantia de 100% de remoção;
- O tratamento é feito em várias sessões, que são realizadas de acordo com o tamanho da tatuagem e as cores dessa tatuagem;
- Cada pessoa deverá se submeter a um número de sessões, que irá variar de acordo com diversos fatores que não são possíveis de controlar totalmente;
- A qualidade da tinta, tatuagem amadora ou profissional e a data da tatuagem são fatores que influenciam a dificuldade de remover a tatuagem;
- A pele precisará ser bem cuidada para se regenerar após as sessões;
- É importante saber que a sessão pode causar desconforto.
Todas essas informações devem ser passadas ao cliente antes de iniciar o processo de remoção de tatuagem. Muitas pessoas acham que laser não dói ou causa qualquer desconforto, mas não é verdade.
E dependendo da sensibilidade da pessoa a dor, é normal que ela não queira sentir tal desconforto. Por isso, ser bem informado é importante para evitar arrependimentos após iniciar a remoção da tatuagem.
Leia também: Remoção de tatuagem a laser dói?
Cuidados antes e depois de cada sessão para remoção
Também é interessante que o profissional oriente o seu cliente em relação ao processo antes e depois da sessão de remoção, como:
- Manter a área tratada coberta é importante para evitar infecções;
- Respeitar a cicatrização natural da pele, dando o devido intervalo entre cada sessão;
- Evitar tomar sol por pelo menos 30 dias antes e depois de cada sessão para evitar manchas e queimaduras na pele;
- Observar a pele no cotidiano, para identificar manchas, coceira, ardência e outros sinais na região tratada;
- Manter a pele bem hidratada, tomando no mínimo 2 litros de água todos os dias.
Esses são cuidados importantíssimos que somente o cliente poderá adotar. Por isso, é sempre importante reforçar essas informações antes de começar qualquer sessão.
Caso o cliente não esteja com a pele em boas condições, nunca faça a sessão, mesmo que ela esteja agendada.
Tendo em vista que, a pele com problemas perceptíveis está suscetível a uma infecção, manchas e problemas graves. Podendo expor a saúde do cliente a riscos desnecessários.
Além disso, é importante recordar que a pele negra tem maiores riscos relacionados a manchas e apresenta maior dificuldade de ter a remoção bem-sucedida.
Por isso, é uma pele que naturalmente precisará de equipamentos adequados, mais cuidado e mais sessões. Aspecto que precisa ser explicado ao cliente antes de iniciar o processo. Entenda mais sobre a remoção de tatuagem em pele negra.
Remoção a laser é seguro quando é bem executado
É indispensável reforçar que, a remoção de tatuagem só é segura quando executada por um profissional capacitado, usando bons equipamentos. Portanto, todo cliente deve pesquisar atenciosamente antes de confiar sua pele para um procedimento que é delicado.
Na SP Laser, além de oferecermos os lasers modernos para sua empresa, também disponibilizamos formação completa para sua equipe de profissionais. Através do nosso curso GONE Ink – Remoção de Verdade.
Dessa forma, é possível prestar o melhor atendimento ao cliente, garantindo qualidade em cada uma das sessões. Afinal, a utilização de laser requer conhecimento técnico a respeito de comprimento de onda e outras informações úteis para a condução da remoção adequada.