fbpx
escala Kirby-Desai

A escala Kirby-Desai para remoção de tatuagem a laser

Já ouviu falar sobre a escala Kirby-Desai? Ela está intimamente relacionada a quantidade de tinta existente na tatuagem de seu cliente. A quantidade de tinta deve ser avaliada pela escala Kirby-Desai, visando identificar quantas sessões são necessárias para que a remoção de tatuagem seja completa.

Obviamente, a escala não é 100% exata, o que faz com que seja necessário associar alguns outros fatores para que você possa passar uma previsão ao cliente.

Entretanto, a escala Kirby-Desai é útil como um parâmetro para que se tenha uma noção de quantas sessões são necessárias de acordo com a quantidade de tinta presente no desenho.

O que é a escala Kirby-Desai?

Podemos entender a escala Kirby-Desai como um parâmetro de avaliação da tatuagem. De modo que, a escala seja útil para que o profissional atuando na remoção dessa tatuagem consiga analisar o desenho e traçar um plano de remoção.

A escala se originou após um estudo, que utilizou vários pacientes que removeram suas tatuagens. Dessa forma, os pesquisadores que desenvolveram a escala Kirby-Desai conseguiram determinar vários fatores que alteram a efetividade do processo de remoção de tatuagem.

Atualmente, a escala divide as tatuagens em 6 tipos, sendo 1 a mais fácil de remover que requer mais sessões e a 6 aquela tatuagem que se apagará com mais dificuldade.

Tipo de pele versus escala Kirby-Desai

Um dos fatores que define a dificuldade de remover a tatuagem é o tipo de pele, na escala comparativa entre tipos de pele e dificuldade de remover a tatuagem, temos o seguinte cenário:

  • 1 ponto da escala para a pele muito branca, que queima e não se bronzeia;
  • 2 pontos na escala Kirby-Desai para quem tem pele branca, que normalmente queima, mas é capaz de bronzear;
  • 3 pontos na escala, para a pele branca que as vezes queima no sol e que bronzeia gradualmente;
  • 4 pontos na Kirby-Desai, para quem tem a pele mais escura, que raramente queima e que bronzeia facilmente;
  • 5 pontos para quem tem a pele que raramente queima e que bronzeia com grande facilidade;
  • 6 pontos para quem é negro e bronzeia com facilidade.

Mas é importante destacar que, esse é apenas um dos aspectos que deve ser considerado em relação ao processo de remoção de tatuagem. Ainda existem outros pontos da escala que devem ser correlacionados para que se possa ter uma média de quantas sessões são necessárias para remover uma tatuagem.

Localização da tatuagem e escala Kirby-Desai

No estudo Kirby-Desai, também foi considerada a localização da tatuagem no corpo. Tendo em vista que, é responsabilidade dos linfonodos atuarem na remoção do pigmento do corpo após a sessão de laser.

E isso faz com que, seja muito mais fácil remover uma tatuagem de regiões onde os linfonodos estão presentes em maior número. Diante disso, confira a pontuação de cada região na escala Kirby-Desai:

  • 1 ponto para a tatuagem localizada na cabeça e pescoço;
  • 2 pontos para tatuagens na parte superior do tronco;
  • 3 pontos para tatuagens na parte inferior do tronco;
  • 4 pontos para tatuagens em extremidades proximais;
  • 5 pontos para tatuagens em extremidades distais.

A classificação considera que, a cabeça e pescoço são regiões com maior presença de linfonodos. Por isso, são capazes de responder rapidamente ao processo de remoção da tatuagem.

A região do tronco também apresenta um grande suprimento vascular e linfático, tanto quanto a região da cabeça e pescoço. O que facilita a remoção da tatuagem nessas regiões.

Leia também: Tipos de tatuagens mais difíceis de remover

Cores usadas na tatuagem e a avaliação da escala Kirby-Desai

As cores usadas na tatuagem também interferem em relação ao processo de remoção do desenho. Na escala, são disponibilizados os seguintes fatores:

  • 1 ponto para o pigmento preto;
  • 2 pontos para desenhos principalmente pretos com algum traço vermelho;
  • 3 pontos para desenhos principalmente pretos e vermelhos acrescidos de outras cores;
  • 4 pontos para desenhos com várias cores.

Portanto, é preciso usar a escala para avaliar também as cores que foram usadas na tatuagem do cliente. Visando que, esse conjunto de avaliações seja útil para identificar quantas sessões são necessárias para a remoção total da tatuagem.

escala Kirby-Desai

A escala é um parâmetro

É importante ressaltar que, aprender sobre a Kirby-Desai vai te ajudar a ter parâmetro de avaliação em relação ao desenho na pele de seu cliente.

Afinal, todo consumidor chega para a sessão de remoção de tatuagem com a expectativa de se ver livre de um desenho indesejado.

Por isso mesmo, sempre é útil ter parâmetros de avaliação, visando identificar o que altera essa média de sessões.

Muitos são os fatores relacionados ao processo de remoção da tatuagem. Por isso, mesmo que você seja bem embasado na escala Kirby-Desai é natural que não saiba a quantidade de sessões precisamente.

Principalmente pelo fato de que, o efeito de cada sessão de remoção de tatuagem está intimamente ligado ao comportamento de seu cliente.

O cliente precisa respeitar o processo de cicatrização, evitar exposição solar e manter todos os cuidados necessários com a própria pele.

Como consumir no mínimo 2 litros de água, usar pomada cicatrizante após a sessão de laser para remoção da tatuagem, usar compressas frias na região e evitar atritos na pele.

Justamente para que seja possível acelerar o processo de cicatrização, evitando que a pele apresente danos ou demore mais que o previsto para cicatrizar.

O sistema imune é um fator que não diretamente está na escala

Outro aspecto que precisa ficar bem claro, é que o paciente precisa estar com o sistema imune em dia para que possa passar pelo processo de remoção de tatuagem.

Na escala de Kirby-Desai, são considerados pacientes majoritariamente saudáveis, ou seja, pessoas que estavam com o sistema imune eficiente.

Capazes de atuar na remoção dos pigmentos após o estímulo oferecido pela sessão de remoção de tatuagem a laser.

Portanto, é interessante sempre conversar com seus pacientes, para que eles saibam que o sistema imune saudável influencia diretamente nos resultados obtidos com as sessões.

Afinal, o trabalha “pesado” é feito pelo próprio corpo na eliminação da tinta presente na tatuagem que será removida do corpo. Portanto, o organismo precisa estar saudável para que seja capaz de atuar com eficiência na remoção da tinta após a sessão de laser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro!

Se inscreva em nossa newslatter e seja avisado sobre novos conteúdos, abertura de vagas para nossos cursos presenciais e online, e muito mais.

plugins premium WordPress
Ir para o WhatsApp
Como podemos ajudá-lo?
SP Laser Oultet
Olá, precisa de ajuda? Fale com um de nossos profissionais agora mesmo!