Não existe somente uma única estratégia de marketing para atrair clientes para remoção de tatuagens a laser. Dependendo do seu mercado, da concorrência em sua área e do estilo de sua prática, há muitas orientações que seu plano de marketing pode seguir.
Na SP Laser Outlet, trabalhamos com inúmeros fornecedores de remoção de tatuagens no Brasil e no exterior para atrair pacientes de remoção de tatuagens e tornar esse procedimento um benefício para suas práticas.
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Vimos o que funciona para o marketing desse procedimento e o que não funciona – para uma ampla visão do mercado. Veja abaixo algumas dicas que nós podemos dar para ajudá-lo no marketing da sua empresa.
Atualmente, quem cuida do marketing da SP Laser é a empresa: Eleven11 Marketing Digital, do meu amigo Caique Gomes. Eles nos ajudam na melhoria do site, links patrocinados, venda do curso online e presencial. Com certeza eles também podem ajudá-los no seu marketing. Clique aqui e fale diretamente com a equipe da Eleven11.
Dicas de marketing para atrair clientes para remoção de tatuagem
Este conteúdo serve exclusivamente para você que possuí uma clínica de estética (atendendo os mais diversos procedimentos estéticos como botox, peeling, etc), se você é micropigmentador ou micropigmentadora, tatuador, enfim, para você que definitivamente quer usar o marketing para atrair clientes novos para seus procedimentos. Confira!
Linha de fundo: Web Marketing deve ser seu foco
Remoção de tatuagem a laser é um procedimento que as pessoas pesquisam por necessidade. Como a remoção de tatuagens é um conceito relativamente novo, as pessoas querem assistir a vídeos de tratamentos, ver fotos de resultados e ouvir depoimentos de outros pacientes enquanto tomam suas decisões.
Estudos mostram que 97% dos consumidores brasileiros pesquisam on-line ao considerar serviços ou produtos locais. Se a sua empresa não estiver classificada nos principais resultados para a remoção de tatuagens a laser em seu mercado no Google e no Bing, os pacientes não encontrarão você e escolherão seus concorrentes.
Além disso, como muitas pequenas empresas estão ficando para trás em marketing na Web, estar no topo do seu jogo lhe dará uma vantagem competitiva.
Investir no marketing para atrair clientes não é apenas uma opção nos dias de hoje, é um requisito para o sucesso. Sua meta deve ser estar na primeira página dos resultados da pesquisa, o mais alto possível na página e com o maior número possível de canais na página.
Construa um site de remoção de tatuagens incrível
Seu site provavelmente será sua primeira impressão com seus pacientes em potencial – faça valer a pena.
Para inspiração, pesquise a remoção de tatuagens em sua área e em outras cidades, veja os vários sites e encontre os sites que você mais gosta. Quais elementos você gosta em cada site? É fácil navegar no site? Você gosta das imagens e cores que eles usam? Veja como eles ficam no seu smartphone também – afinal, a maior parte do tráfego da web está em dispositivos móveis.
Essenciais para o seu site de remoção de tatuagens:
- Fotos antes e depois;
- Lotes de conteúdo explicando o procedimento;
- Número de telefone e endereço fáceis de encontrar;
- Navegação fácil no site;
- Design otimizado para dispositivos móveis;
- As páginas carregam rapidamente;
- Um blog de informações.
Grandes elementos adicionais:
- Vídeos de tratamentos;
- Depoimentos em vídeo de pacientes;
- Formulários web para pedidos / agendamento fáceis de agendamento.
Coisas para evitar:
- Atitudes negativas em relação às tatuagens;
- Fotos ofensivas ou conteúdo;
- Design baseado em Flash.
Embora existam maneiras acessíveis de construir um site por conta própria, é necessário algum conhecimento e esforço para que pareça correto.
Seja realista com você mesmo – se suas habilidades na web não forem fortes, pode fazer sentido contratar um profissional para construir seu website. É altamente recomendável criar um site com um sistema de gerenciamento de conteúdo fácil (como o WordPress) que permita criar e editar páginas da Web por conta própria. E a Eleven11 pode ajudá-lo neste quisito!
Faça do SEO uma prioridade desde o início
Search engine optimization (SEO) é a prática de ajudar o seu site rank melhor em motores de busca como o Google. A classificação on-line é essencial para que os pacientes encontrem você.
Embora o Google não revele os detalhes de seu algoritmo de classificação, há algumas coisas que você pode fazer para incentivar o Google a classificar bem seu site.
SEO envolve o design do seu site, o conteúdo do seu site, os links apontando para o seu site, a idade do seu site, e inúmeros outros fatores. Se você está disposto a aprender, gastar tempo a cada semana em SEO é uma maneira gratuita e eficaz de aumentar a quantidade de tráfego para seu site.
Se o blog, o link building e outros esforços de SEO não forem algo que você tenha tempo ou paciência, você não está sozinho. Existem muitos profissionais e agência de SEO que se especializam em ajudar pequenas empresas a se classificar melhor on-line.
Se você for contratar alguém, certifique-se de descobrir quais serviços estão realmente incluídos na mensalidade e peça para falar com algumas referências para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Lembre-se também de que SEO não é mágica e que leva tempo para aumentar as classificações do site.
Aumente o tráfego com publicidade PPC (links patrocinados)
A menos que você não tenha concorrência em sua área, levará um tempo até que seu site comece a classificar bem online para a remoção de tatuagens a laser – especialmente se todo o site for novo. Dependendo da sua concorrência local e quanto você investe em SEO, pode levar muitos meses ou mesmo anos para que o seu site comece a se classificar na primeira página.
Felizmente, o Google e o Bing têm uma maneira de “cortar a linha” – você paga para anunciar. Pay-per-click (PPC) pesquisa e exibição de publicidade é como o Google faz a grande maioria dos bilhões que ele gera em cada ano.
A publicidade PPC (links patrocinados) é diferente de outros tipos de publicidade. Em vez de mostrar sua mensagem a um grande público, você exibe seus anúncios somente para pessoas que estão procurando especificamente o que você oferece – pessoas locais que estão pesquisando por remoção de tatuagens a laser on-line. por exemplo.
Existem vários benefícios para os anúncios online:
- Você só mostra sua mensagem para pessoas que procuram seu serviço;
- Você só paga quando clica no seu anúncio e acessa seu website;
- Não há contrato ou gasto mínimo;
- Você pode segmentar seus anúncios para determinadas áreas (por exemplo, um raio definido em torno de sua localização);
- Você pode exibir diferentes tipos de anúncios simultaneamente e encontrar o que funciona melhor;
- Os anúncios podem ser exibidos para pessoas que pesquisam em computadores e dispositivos móveis;
O custo total de uma campanha publicitária de PPC varia de acordo com o tamanho da sua área de segmentação, o número de concorrentes que você tem e o nível de organização da campanha.
Vimos cliques custarem apenas R$ 1 cada em alguns mercado em regiões do interior e mais de R$ 15 cada em algumas cidades, como São Paulo. Mas, mesmo se você estiver em um mercado competitivo, geralmente vale a pena ter um orçamento generoso para anúncios online. Mesmo se custar mais de R$ 20 para adquirir um novo paciente, vale a pena a despesa, considerando que o paciente médio pagaria RS $ 1.500 para remover sua tatuagem.
Lembre-se, anúncios PPC direcionarão apenas pessoas para o seu site. Cabe ao seu site para convertê-los para ligar e marcar uma consulta.
Hoje, como dissemos acima, a Eleven11 é a empresa responsável por todo o nosso marketing. Eles são especialistas em gerar tráfego pago (anúncios online), assim como tráfego orgânico (por meio do SEO).
Certifique-se de que você está nos diretórios que importa
Os diretórios permitem que você tenha outra listagem de sua empresa na Web, além de enviar tráfego de referência para seu website. E, se o seu site for novo, é muito possível que sua listagem de diretórios seja classificada na primeira página dos resultados de pesquisa antes do seu site.
Para muitos empresários e médicos que se dedicam à remoção de tatuagens a laser, criar um plano de marketing para atrair clientes nas mídias sociais pode parecer assustador – especialmente se você não for um grande usuário de mídia social.
Dito isso, agora é essencial ter e manter os perfis de mídia social como um pequeno negócio. De fato, 85% dos clientes esperam que as empresas sejam ativas nas mídias sociais.
Existem muitos sites de mídia social por aí, e é importante se concentrar naqueles que fazem mais sentido para o seu negócio.
Não crie um perfil em um site de mídia social, a menos que você planeje mantê-lo.
Aqui estão os principais sites que recomendamos para as clínicas de remoção de tatuagens usarem como forma de marketing para atrair clientes:
- O Facebook é a rede social onde você provavelmente se envolverá com seus pacientes existentes. Incentive seus pacientes a “curtirem” sua página no Facebook para se manterem atualizados sobre quaisquer promoções e novidades da sua empresa. É um ótimo lugar para postar ofertas que você oferece, compartilhar histórias de sucesso de pacientes e compartilhar suas postagens no blog.
- O Google+ , apesar de não ser tão popular quanto o Facebook, é possivelmente mais importante porque funciona como uma listagem de diretórios no Google, além de ser uma rede social. Ter uma página do Google+ confirmada ajudará sua empresa a se classificar melhor, aparecer no Google Maps e ter muitos benefícios adicionais. É uma obrigação para qualquer empresa local. Você compartilharia os mesmos tipos de conteúdo em sua página do Google+, como faria no Facebook para mantê-lo atualizado.
Outras boas escolhas:
É 100% gratuito para criar perfis em qualquer um dos sites listados acima. Você também pode pagar um profissional para fazer (e manter) para você, se você não quiser lidar com isso sozinho.
Incentive seus pacientes a gostarem de você no Facebook e Instagram e certifique-se de mencionar que você sempre que um paciente estiver satisfeito. As avaliações são uma ótima maneira de impulsionar os negócios, já que 90% dos clientes que leem avaliações on-line e são influenciados por eles quando tomam suas decisões de compra.
Um perfil de mídia social bem conservado pode ajudar a persuadir os pacientes a escolher você sobre seus concorrentes, dar a você uma classificação adicional on-line, manter seus pacientes atuais voltando e divulgar sua prática.
Utilize o e-mail marketing e incentive as referências
Se você tem uma prática existente, você já tem um grande grupo de pacientes para os quais você pode promover seus novos serviços de remoção de tatuagens.
O marketing por e-mail é uma das formas mais baratas e fáceis de manter contato com seus pacientes existentes, anunciar novos serviços, compartilhar postagens em blogs e incentivá-los a indicar seus amigos.
Os serviços de e-mail marketing, são fáceis de usar, possuem modelos bonitos e podem até mesmo ser gratuitos, dependendo de quantos contatos você tiver.
Com ferramentas como mídia social e e-mail marketing para manter contato com pacientes existentes, faz sentido ter um incentivo de referência. Descontos como “R$20 de desconto indicando um amigo” são comuns no campo de remoção de tatuagens. Você também pode promover referências e novos procedimentos verbalmente ou com publicidade no escritório (como cartazes, tendas de mesa, folhetos).
Crie parceria e relacionamentos de referência com outras empresas locais
Qualquer estúdio de tatuagem ou empresas da área estética (dermatologistas, esteticistas, cabeleireiros, salões de unhas, salões de bronzeamento, spas, etc.) é um parceiro em potencial para parcerias.
Quando se aproximar de uma loja de tatuagem para referências, certifique-se de indicar como a remoção de tatuagens pode ajudar a preparar alguém para um encobrimento e ajudá-los a fazer melhor o seu trabalho – você não quer que eles pensem que você é antagônico em relação às tatuagens.
Seja noticioso
A publicidade é uma ótima maneira de criar conscientização sobre seus serviços e gerar mais tráfego para seu website. Em muitos mercados, a remoção de tatuagens a laser ainda é um procedimento novo e interessante que é digno de cobertura por canais de notícias locais.
Às vezes, a melhor maneira de obter publicidade é oferecendo procedimentos gratuitos para uma determinada causa – ouvimos falar de clínicas de remoção de tatuagens que receberam cobertura da CNN para dar tratamentos gratuitos no dia da eleição para pessoas com adesivos “eu votei”. Seja criativo com isso!
Além disso, procure contratar um profissional para ajudá-lo a se informar sobre as notícias locais. É uma boa exposição para sua prática e ofereça um ótimo vídeo que você pode incorporar em seu site por anos.
Explore a publicidade com cautela
Pode ser muito fácil ficar preso a um contrato caro de rádio, televisão ou anúncios impressos e não é necessariamente um grande investimento.
Porque a remoção de tatuagens a laser é um serviço de nicho (apenas pessoas com um pesar de tatuagens são pacientes em potencial), você deve primeiro procurar por publicidade altamente direcionada.
Conhecemos a demografia dos pacientes com remoção de tatuagens: 70% são mulheres e a idade média é de 29 anos. Os anúncios gráficos do Facebook permitem que você exiba seus anúncios apenas para os usuários com base em sua idade, sexo e interesses, de acordo com as pessoas com maior probabilidade de serem pacientes com remoção de tatuagem.
Se você já está investindo pesado em marketing para atrair clientes na web e quer expandir seus esforços, a próxima etapa seria a mídia de publicidade mais tradicional. Sucesso com estes depende muito do seu mercado. Tivemos clientes em mercados pequenos e médios executando campanhas de outdoor eficazes, mas geralmente é custoso em grandes mercados.
Se você decidir investir em publicidade tradicional, vale a pena barganhar com a empresa de mídia para garantir que você está fazendo um bom negócio e um contrato curto.
Preste atenção ao Analytics
“Metade do dinheiro que gasto em publicidade é desperdiçado;
o problema é que não sei qual metade”.– John Wanamaker, comerciante lendário
Felizmente, a nova era do marketing oferece uma visão sem precedentes sobre a eficácia de suas campanhas de marketing. É importante estar constantemente testando e analisando seus esforços para ver o que funciona para sua prática.
As análises de sites, como as fornecida pelo Google Analytics , permitem que você veja como as pessoas chegam e interagem com seu website. Certifique-se também de que sua recepcionista acompanhe o volume de pessoas que agendar compromissos e como eles descobriram sobre você.
Os dados do Google Analytics podem ajudá-lo a refinar seus esforços de marketing para o que funciona melhor. Por exemplo, se você conseguir aumentar o tráfego da Web, mas o número de conversão não aumentar, isso pode significar que o site precisa ser melhorado (já que não está convertendo visitantes para uma consulta). Além disso, se você implementar um novo método de publicidade e perceber um aumento nos compromissos, sabe que é eficaz.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de marketing para atrair clientes e que você tenha sucesso na sua jornada! Qualquer dúvida, envie-nos uma mensagem.