Atualmente, existem diferentes métodos de entorpecimento da pele para que as sessões de remoção de tatuagem a laser seja menos desconfortável. Justamente para que as pessoas possam passar pela remoção de tatuagem sem que o laser cause dor na região tratada.
O entorpecimento da pele para a remoção de tatuagem é seguro e garante que o método seja melhor suportado pelo corpo. De modo que, você possa realizar seu sonho de ficar livre do desenho indesejado, sem que a dor seja um problema.
Se você está pensando em remover uma tatuagem mas está apreensivo com a dor que poderá sentir no momento do tratamento, conheça os métodos de entorpecimento para diminuir a dor na hora de remover uma tatuagem a laser.
Diferentes métodos de entorpecimento da pele
O entorpecimento da pele pode ocorrer de diferentes formas, justamente para que a sessão seja melhor suportada. De modo que, o desconforto causado pelo laser não impeça você de fazer as sessões necessárias para apagar uma tatuagem indesejada.
O ideal é que possa usar o entorpecimento da pele para que a sua remoção de tatuagem a laser seja concluída com sucesso, sem que a dor seja um empecilho, confira alguns métodos disponíveis.
1. Entorpecimento da pele usando anestésico local
Esse é sem dúvidas, um dos métodos mais eficazes e usados atualmente, para que o paciente tenha total conforto durante a sessão.
O anestésico local é colocado na pele 30 minutos antes da sessão ser iniciada. Sendo removido somente quando a remoção de tatuagem a laser se iniciar. De modo que, a pele esteja menos sensível para que o procedimento seja mais confortável.
O anestésico local é seguro de usar em pessoas saudáveis e poderá tornar todo o processo mais tranquilo. Evitando que a dor causada pela aplicação do laser seja um fator limitante.
2. Diminuir a dor com aplicação de gelo
Outra forma de entorpecer a pele é utilizando gelo no local da tatuagem. Esse método não é tão eficaz e duradouro quanto a utilização de pomada anestésica.
Por isso mesmo, o gelo é indicado no processo após a sessão, visando manter a pele livre de dor, reduzir a vermelhidão e acelerar a cicatrização. Entretanto, as pessoas menos sensíveis a dor podem usar gelo antes e após a sessão, abrindo mão de aplicar pomada anestésica.
Essa é uma questão que deve ser discutida entre cliente e profissional, de acordo com as preferências do cliente. Afinal, quem é resistente a dor e não faz questão de aplicar anestésico local, pode abrir mão dessa etapa do processo.
3. Uso de resfriadores
Algumas clinicas, como a HellTattoo, possuem um aparelho resfriador que é usado juntamente com o laser na hora da aplicação. Este equipamento emite um ar extremamente gelado que diminui consideravelmente o desconforto e o ardor que o laser causa na pele.
Qual a importância do entorpecimento da pele na remoção de tatuagem?
O processo de remoção de tatuagem é doloroso, por causa do calor emitido pelo laser e também por outros fatores desencadeados pela potência necessária para fragmentar a tinta.
O ideal é que o cliente seja avisado de que o processo poderá desencadear dor e que é necessário entorpecer a pele para lidar melhor com as sessões. A boa notícia é que, as sessões são rápidas e o cliente não sentirá desconforto se a região for corretamente anestesiada.
É importante também, orientar o cliente sobre a necessidade de entorpecimento da pele após a sessão. Em alguns casos, as pessoas relatam dor na região após a sessão.
Além de dores locais, os clientes podem perceber vermelhidão, inchaço e é interessante fazer a aplicação de gelo no local para sanar os problemas apontados.
De forma que, seja possível obter alívio imediato e relativamente duradouro. Com cerca de 3 aplicações ao dia de 15 minutos cada, o gelo irá ajudar bastante no processo após a sessão de laser.
Contribuindo inclusive, para que a pele possa cicatrizar mais rápido de forma bastante saudável e livre de incômodos. Afinal, o gelo tem efeito anti-inflamatório e é útil para aliviar desconfortos.
Cuidados com a pele podem ajudar a melhorar a cicatrização
Os cuidados adequados com a pele poderão fazer diferença na cicatrização e ajudar a ter um processo de remoção de tatuagem a laser com maior eficiência.
O que ocorre é que, quando a pele não recebe os cuidados adequados de uso de pomada cicatrizante ou aplicação de gelo, alguns sintomas podem dificultar a cicatrização.
É comum o relato de coceira no local. E ao utilizar gelo no entorpecimento da pele, durante os dias após a sessão é possível evitar esse efeito indesejado. Eliminando a coceira da pele, se torna possível evitar desconforto e também o ato instintivo de coçar.
Ao coçar a região, sua unha remove camadas finas de pele, quase imperceptíveis, mas que são importantes para o processo de cicatrização. Portanto, é indispensável que todo atrito seja evitado na região em que a tatuagem está sendo removida.
Dessa forma, é possível ter um processo melhor de cicatrização. Aplicar gelo na pele antes de dormir, pode te ajudar a evitar que durante a madrugada a coceira te faça passar a unha no local enquanto dorme.
É seguro recorrer ao entorpecimento da pele com anestésico local?
Muitas pessoas apresentam dúvidas em relação ao processo de usar anestésico local. Entretanto, é interessante destacar que toda pessoa saudável pode fazer uso desse tipo de pomada.
O anestésico local visa justamente minimizar a sensibilidade na região para que o processo de remoção de tatuagem seja mais agradável. Dessa forma, você não terá problemas em passar por várias sessões para que sua tatuagem seja finalmente removida por completo.
Afinal, graças ao efeito do entorpecimento da pele antes da sessão, o processo não será doloroso, proporcionando maior adesão ao processo.
Pessoas que possuem algum problema de saúde como diabetes, hipertensão ou outras comorbidades já diagnosticadas, sempre devem consultar seu médico de confiança antes de iniciar qualquer procedimento.
De modo que, problemas possam ser evitados e a saúde seja preservada ao máximo. Garantindo um bom resultado estético sem abrir mão da própria segurança.
Ter certeza de que pode fazer um procedimento e que ele funcionará como o esperado, é muito importante durante todas as etapas da remoção de tatuagem.
Principalmente por ser um investimento de valor considerável e que gera a expectativa de que a pele volte a ser totalmente natural como era antes de fazer a tatuagem que gerou arrependimento.
Para obter esse tipo de resultado, é necessário passar por todas as sessões de remoção de tatuagem a laser. O que faz com que o entorpecimento da pele seja indispensável.