Sabia que existem riscos depois de remover tatuagem a laser? Muitas pessoas anseiam pelo resultado, mas acabam ignorando a existência de riscos associados ao procedimento.
Justamente por causa da ansiedade de realizar o processo de remoção. Para que esse tipo de erro não prejudique a sua saúde, nós elencamos algumas dicas e informações que serão úteis.
De modo que, você possa ter uma boa orientação e conduta, para minimizar qualquer risco desse procedimento. Afinal, a sua conduta tem impacto sobre os resultados obtidos no processo!
Quais são os riscos depois de remover tatuagem a laser?
A remoção de tatuagem a laser é um procedimento seguro, quando é feito por um bom profissional, que orienta o cliente em cada sessão.
Para além disso, é preciso que toda pessoa saiba antes de se expor ao procedimento que existem riscos, associados a remoção a laser, são eles:
- Cicatrizes permanentes na região (queloides);
- Infecção no local da tatuagem;
- Hiperpigmentação ou hipopigmentação no local da tatuagem;
- Fantasma no local, ou seja, uma tatuagem que não foi removida completamente.
Diante de possíveis problemas que podem se manifestar durante ou após a remoção da tatuagem a laser, cabe ao cliente avaliar se vale a pena correr esses riscos.
Além disso, é importante que cada pessoa entenda a sua própria atuação na minimização de riscos. Por exemplo, uma pessoa que não está com a pele íntegra, não deve fazer a remoção de tatuagem na sessão agendada.
Tendo em vista que, feridas e machucados que estão próximos do local onde o laser será aplicado, aumentam as chances de infecção.
Bem como, é recomendado proteger a pele dos raios solares. Usar protetor solar e até mesmo roupas com proteção solar em dias de maior exposição é fundamental para evitar manchas.
Entenda o que é uma remoção de tatuagem a laser
Quando falamos sobre riscos depois de remover tatuagem a laser, é preciso entender de fato o que é esse procedimento para compreender os riscos envolvidos.
Para que a remoção de tatuagem a laser seja feita, são utilizados lasers de alta potência que penetram na pele, visando quebrar as partículas de tinta de sua tatuagem.
Existem diversos modelos de lasers que são usados para as sessões de remoção de tatuagem. Para obter o total sucesso em relação a remoção, é preciso combinar as melhores tecnologias laser e as características de pele do cliente.
De modo que, seja possível adequar a remoção na potência correta para que os riscos de remover tatuagem a laser sejam minimizados. Bem como, o cliente adote todas as condutas necessárias para evitar danos a própria pele.
Após uma sessão de remoção da tatuagem a laser, é preciso manter a pele bem protegida, para evitar danos do sol durante a cicatrização.
Quem tem tendência a fazer queloides, deve procurar um dermatologista e conversar sobre a questão. Visando que, durante a consulta o profissional indique condutas para evitar os queloides.
Existem pomadas que podem ser aplicadas na região para que a cicatrização ocorra de forma normal e natural, sem danos à pele.
Portanto, todos os riscos após a remoção de tatuagem a laser são controláveis, desde que se tenha uma conduta cuidadosa em relação aos riscos.
Adote cuidados para minimizar os riscos depois de remover a laser
É útil adotar uma rotina de cuidados com a sua pele, para que durante todo o período dedicado a remoção de tatuagem, seja possível manter a pele íntegra.
O ideal, é hidratar bem toda a região onde a tatuagem está, de modo que, a pele esteja em boas condições. Redobre o seu consumo de água, tendo cuidado para se manter bem hidratado.
Bem como, sempre evite a exposição da região de sua tatuagem ao sol. Justamente para evitar que manchas incomodem nessa região.
É útil evitar sessões quando a sua pele não estiver bem cicatrizada ou com a integridade em dia. Tendo em vista que, isso pode desencadear o aumento de risco de infecção e outros problemas igualmente graves.
Cuidar da sua pele durante todos os meses dedicados a remoção da tatuagem é importantíssimo para ter bons resultados, minimizar os riscos e ficar satisfeito com sua pele livre da tatuagem indesejada.
Fatores que aumentam os riscos após a remoção de tatuagem
Alguns fatores, são responsáveis por aumentar os riscos depois de remover uma tatuagem. Por exemplo, o tamanho do desenho, quanto maior é a área tatuada, maiores são as chances de sombra na tinta após a remoção.
A cor da pele também é um fator de risco para a remoção da tatuagem apresentar algum problema. Pessoas com a pele mais clara, tendem a ter maior facilidade na remoção.
Quem optou por fazer um desenho sobre tecido de cicatriz, também pode ter maior dificuldade de realizar uma remoção de sucesso.
Além disso, tatuagens que são mais antigas tendem a oferecer resultados mais interessantes na remoção. Após 2 anos da tatuagem feita, o próprio organismo começa a destruir naturalmente os pigmentos da tinta.
Portanto, é sempre importante buscar um bom profissional que possa fazer a remoção com total segurança. E que preferencialmente, explique todos os riscos e oriente as melhores condutas.
Dessa forma, é possível ter um bom resultado com a remoção de sua tatuagem, sem causar danos em sua pele.
Sempre avalie a formação do profissional antes de fazer sua remoção
O processo de remoção de tatuagem envolve muitos riscos em relação a integridade da pele, bem como, é um processo que deve ser executado por profissionais realmente capacitados.
Caso contrário, o risco de algum dano acaba sendo potencializado. O ideal é que, antes de dar início ao processo de remoção, o cliente pesquise a formação e a reputação de profissionais na região.
De modo que, ter um bom profissional, que usa bons equipamentos seja um diferencial na condução de todas as suas sessões e minimize muito os riscos depois de remover uma tatuagem a laser.
Atualmente, a SP Laser não só trabalha com assessoria a laser para ajudá-lo na compra, venda e aluguel de lasers de excelente performance, como também disponibiliza formação para profissionais da área.
Garantindo assim, que os profissionais saibam operar os equipamentos com total capacitação técnica, permitindo que isso ajude a ter uma remoção segura e eficiente.