Atualmente existem diferentes maneiras de remover tatuagens indesejadas da pele. Entretanto, cada forma apresenta benefícios e efeitos adversos que precisam ser considerados.
É importante que o interessado na remoção pesquise e analise as diferentes opções disponíveis no mercado. De forma que, seja possível conhecer e comparar as possibilidades, sempre considerando suas características pessoais.
Dessa forma, se torna mais fácil encontrar o método de remoção de tatuagens que mais interessa em seu caso. Ademais, para te ajudar na decisão, falaremos um pouco sobre cada uma das maneiras!
Maneiras de remover tatuagens: conheça e escolha a melhor
Cada pele é completamente única e cada pessoa possui suas próprias necessidades e expectativas que precisam ser atendidas pelo processo de remover tatuagens.
Visando que o resultado obtido com a remoção seja o mais satisfatório possível. Afinal, o objetivo é ter uma pele íntegra e que parece nunca ter sido tatuada antes.
Nós elencamos as principais formas de remover tatuagens disponíveis no mercado, para que você tenha um panorama geral e identifique um com o qual possa contar. Confira quais são as maneiras de se ver livre daquela tatuagem indesejada!
1. Remover tatuagens por excisão (cirurgia)
A excisão é a remoção de toda a parte da pele que é tatuada. Obviamente, se é uma área muito grande a cicatriz deixada pela cirurgia também será. Atualmente, esse é um dos métodos menos utilizados justamente por causa da cicatriz provocada pela cirurgia.
Tendo em vista que, mesmo após a remoção da tatuagem a cicatriz funcionará como uma lembrança de que o desenho existiu.
De acordo com o tamanho da excisão necessária para remover a tatuagem, poderá ser preciso fazer enxertos na região. Com o objetivo de que a pele fique com aparência íntegra e saudável.
Por ser uma cirurgia, é preciso se preparar para o processo de pós operatório, que deverá ser orientado por seu médico de acordo com a extensão da remoção de pele.
2. Uso de cremes para remover tatuagens
É comum o uso de cremes formulados para clarear a região, visando remover a tatuagem. Entretanto, esse não é um método com eficiência garantida e algumas pessoas desistem dele.
Tendo em vista que, a aplicação contínua de cremes com o objetivo de clarear a tatuagem agride a pele. Esse processo pode ocasionar coceira, ardência, descamação e ser difícil de sustentar a longo prazo.
Inegavelmente, ter um bom acompanhamento de um profissional dermatologista nesse tipo de tentativa é um grande diferencial.
Justamente por causa da capacidade que o profissional terá de analisar a pele, mudar o produto que está sendo formulado e buscar resultados a partir disso.
Entretanto, é muito comum que a pele na região fique sensível demais e isso ocasione dificuldade em manter o tratamento.
Além de todos os incômodos que o tratamento com creme para remoção de tatuagem pode causar, esse método não costuma ser 100% eficaz, especialmente em relação às tatuagens coloridas.
3. Dermoabrasão
A dermoabrasão é uma opção para quem busca a remoção de tatuagem. Esse método não é indicado para quem tem tendência a queloide, hiperpigmentação ou hipopigmentação.
Tendo em vista que a técnica utiliza basicamente anestesia local e lixa a pele onde a tatuagem se encontra. O procedimento não causará dor por causa da anestesia local, mas pode desencadear sangramento e cicatrizes na pele.
Por isso, é uma técnica que não está entre as mais procuradas atualmente, devido ao processo ser bastante agressivo. É sempre interessante destacar que, a dermoabrasão também não é um método 100% eficaz na remoção de todos os pigmentos.
Portanto, é interessante identificar se existe real interesse em passar por um método que é tão invasivo. Tendo em vista, inclusive, a possibilidade de ficar com cicatrizes.
4. Peelings químicos
Os peelings químicos são utilizados no meio estético com diferentes objetivos. Não só para renovação da pele, como também, podem auxiliar no processo de remoção de tatuagem.
Nesse caso, ocorre a aplicação sobre a tatuagem, de modo que o ácido fique naquela região por um determinado tempo. Esse processo desencadeia uma inflamação onde o ácido atua, para que descame a pele e possa remover os pigmentos da tatuagem.
Os peelings químicos não são extremamente eficazes para a remoção de pigmentos. Portanto, é útil avaliar se realmente vale a pena o investimento.
5. Tratamento de remoção de tatuagem a laser
Remover tatuagens a laser é um dos métodos com menos riscos e mais efetividade. O laser atua quebrando os pigmentos de tinta presentes no desenho. Dessa forma, é possível que o próprio corpo elimine os fragmentos de tinta através do sistema imune.
Portanto, o organismo consegue remover a tinta presente na camada mais profunda da pele. Para obter bons resultados, são necessários várias sessões e alguns cuidados com a pele.
Visando manter a pele saudável e íntegra para que seja possível eliminar todo o pigmento que está incomodando. Em média, são necessárias 6 a 10 sessões e o procedimento tem um custo elevado.
O processo com laser demora. Tendo em vista que, cada sessão requer um espaço de 45 dias aproximadamente para que a cicatrização ocorra e o processo possa ser repetido. Entenda mais sobre as sessões de remoção de tatuagem.
Remover tatuagens requer cuidados de especialistas
Toda pessoa interessada em remover tatuagens deve consultar um especialista. Tendo em vista que, cada tamanho de tatuagem, cor utilizada no desenho e tipo de pele apresentam uma necessidade.
Adotar todos os cuidados necessários ao remover tatuagens é importante para evitar que o processo cause danos a pele. Afinal, quem deseja remover uma tatuagem geralmente tem como principal objetivo manter a pele bonita e saudável, sem qualquer mancha ou pigmento indesejado.
Todos os procedimentos que envolvem a remoção de tatuagem podem ocasionar danos a pele. Por isso, é preciso sempre analisar os prós e os contras de cada método.
Visando que, seja possível encontrar o método ideal para a sua necessidade. Justamente para chegar o mais próximo de sua expectativa inicial.
Sem dúvidas, remover tatuagens a laser é uma das melhores opções, por causa da minimização de efeitos indesejados e potencialização dos resultados.
Em geral, uma tatuagem removida a laser oferece ao cliente uma pele íntegra, saudável e que parece nunca ter sido tatuada.
Converse com um profissional da área antes de investir na remoção de tatuagens para tomar a melhor decisão e conheça os riscos de remover uma tatuagem!