Todo interessado em remoção de tatuagem com laser, precisa entender como funciona o processo antes de começar a tentativa de remoção de um desenho indesejado.
É fundamental conhecer o que acontece em seu corpo durante o processo, bem como, entender a forma correta de pesquisar por profissionais da área.
Tendo em vista que, é preciso entregar sua pele nas mãos de um profissional que seja de extrema confiança. Justamente para evitar possíveis danos para sua pele. Afinal, existem riscos em relação a remoção de tatuagem com laser.
Fizemos este texto para fazer com que você entenda um pouco mais como funciona a remoção de tatuagem a laser, os tipos de laser usados, os riscos e também como é o processo de cura. Continue a leitura e saiba mais.
Como funciona a remoção de tatuagem com laser?
A remoção de tatuagem com laser quebra os fragmentos de tinta que são aplicados na pele, para que seja possível eliminar essa tinta aos poucos. Com a tinta fragmentada dentro do corpo, o próprio sistema imunológico se torna responsável por eliminar os fragmentos de tinta.
Por isso, a remoção de tatuagem com laser é um processo lento e que requer várias sessões. É como se o laser ajudasse seu corpo a eliminar um produto que já estava incomodando e sendo atacado pelo seu sistema imune.
Desde o momento em que você faz uma tatuagem, o corpo entende a tinta como um corpo estranho que precisa ser eliminado. Mas devido ao tamanho do fragmento de tinta, o organismo não consegue eliminar sozinho.
Ao diminuir o tamanho desses fragmentos de tinta, o organismo consegue eliminar aos poucos todos os pigmentos que estão formando o desenho.
Existem diferentes tipos de lasers para remoção de tatuagem
É importante entender também, que existem diferentes tipos de lasers que podem ser usados para fazer a devida remoção de tatuagem com laser.
O que acontece é que, cada pessoa tem um fototipo de pele e um desenho de tatuagem, que levou um certo tipo de pigmento ou diferentes pigmentos.
Esses fatores são analisados pelo profissional que irá fazer um plano de tratamento para a sua pele em específico. Portanto, cada pessoa precisa ser analisada antes de iniciar um processo de remoção de tatuagem com laser.
Justamente para que o profissional trace um planejamento de quais equipamentos usar, identifique uma média de sessões necessárias e possa iniciar a remoção.
Após a remoção de tatuagem com laser é preciso cuidar da cicatrização
O processo de aplicação de laser em sua pele para a remoção de tatuagem, requer cuidados especiais!
É necessário que após essa etapa de aplicação do laser, seja utilizado gelo na região, para aliviar desconfortos e evitar a formação de bolhas. Bem como, é indicado usar pomada cicatrizante na região da tatuagem, para acelerar o processo de recuperação da pele.
Além da luz que quebra o pigmento, o laser emite também calor para sua pele. Aspecto que gera um certo desconforto e que pode desencadear bolhas, dependendo da sensibilidade de sua pele.
O ideal é que a pele não sofra atrito após a sessão de laser para remoção da tatuagem. Por isso, acessórios e roupas que incomodam devem ser evitados nessa região.
Outro ponto importante é que a pele que está passando pelo processo de remoção de tatuagem com laser, sempre deve ser protegida com o uso de protetor solar. De modo que, seja possível evitar que os raios solares proporcionem danos a pele.
São necessárias várias sessões para remover completamente
Quem está muito ansioso em relação a remoção da tatuagem, precisa controlar essa ansiedade! É fato que, a tatuagem demora várias sessões até que seja verdadeiramente removida.
Especialmente as tatuagens mais recentes, amadoras ou coloridas, são mais difíceis de remover e requerem maior paciência.
O tamanho da tatuagem não está diretamente relacionado a quantidade de sessões necessárias. Entretanto, se é uma tatuagem muito colorida, saiba que o processo será mais lento!
Quanto mais pigmentos a sua tatuagem tem, maior precisa ser o cuidado e a combinação de lasers diferentes para remover todos os pigmentos por completo.
Por isso mesmo, as tatuagens coloridas costumam demorar mais e demandar muita técnica por parte do profissional que está removendo sua tatuagem a laser.
O ideal é sempre pesquisar na sua região e buscar um bom profissional. Não se guie somente pelo preço!
Entenda mais sobre a quantidade de sessões necessárias para remover uma tatuagem a laser.
Existem riscos envolvendo a remoção de tatuagem com laser?
Sim! A remoção de tatuagem com laser não é um procedimento livre de riscos! E é importante que toda pessoa interessada no procedimento saiba quais são os riscos da remoção a laser.
Afinal, conhecendo os riscos se torna possível adotar todos os cuidados necessários para que sua pele seja preservada.
Inicialmente é necessário adotar o cuidado com a sua pele, mantendo a hidratação em dia com cremes e o consumo regular de água.
Além disso, é preciso evitar ao máximo a exposição solar. Tendo em vista que, isso pode aumentar o risco de hipopigmentação ou hiperpigmentação, que formam manchas na pele.
Essas manchas são consequências indesejadas do processo de remoção de tatuagem com laser. Para minimizar esses riscos, o profissional precisa escolher o laser mais adequado para sua pele.
Aplicar protetor solar na região e evitar o bronzeamento, são cuidados importantes em relação ao processo de remoção de tatuagem com laser.
Justamente para manter a pele íntegra em todo o processo. Garantindo a minimização de riscos em relação a possibilidade de sua pele ficar manchada.
É preciso respeitar o tempo entre as sessões
Toda sessão de laser representa um processo que calculadamente, agride a pele para que ela se regenere e o sistema imune elimine a tinta da sua pele.
Portanto, é preciso respeitar o prazo entre uma sessão de remoção e outra estabelecido pelo profissional. Geralmente, é preciso esperar no mínimo 60 dias para realizar a próxima sessão.
De modo que, seu corpo tenha tempo para recuperar a pele, evitando que ocorram danos causados pelas sessões seguidas sem a devida cicatrização.
Hidratar bem a pele, consumir no mínimo 2 litros de água todos os dias e usar protetor solar são cuidados importantes para preparar a sua pele entre uma sessão e outra.
Dessa forma, você potencializa seus resultados, mantendo uma pele íntegra, bonita e totalmente saudável durante todo o processo de remoção de tatuagem com laser. Afinal, o principal objetivo e manter a pele bonita após o desenho ser apagado.